Psicossomática: Dialética entre Fisiologia e Psicanálise

Psicossomática: Dialética entre Fisiologia e Psicanálise

Dia: 25/04 (Quinta-feira)

Horário: 19h às 21h

Palestrantes: Dr. Diego Riveiro (Médico Intensivista e Psicanalista) e Carlos Camillo(Psic. Psicanalista e Ed. Físico)

 

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A Linguagem (Des) Construindo o Sujeito

A Linguagem (Des) Construindo o Sujeito

Dia: 27/06 (Terça-Feira)

Horário: 19h30 a 21h30

Local: Instituto Ami

Palestrantes:

Mestre em Linguística Mara Rubia Rodrigues Freitas 

Filósofo e Psicanalista Cedaior da Silveira

   Assim como a linguagem estrutura o sujeito, a transvaloração intencional desta, torna-se constitutiva e norteadora do campo social. Estamos vivendo ou sobrevivendo numa encruzilhada existencial – entre a verdade e a pós-verdade.

    A Sociedade contemporânea vive um funesto ritual de consumismo antropofágico, um verdadeiro simulacro da priorização da condição humana, onde os movimentos ditos de inclusões excluem a subjetividade em uma obsessiva tentativa hegemônica discursivamente inclusiva.

      O convite está feito para pensarmos e debatermos juntos os caminhos e o produto do que desejamos para Gente.

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Qual o espaço entre as telas e o espelho?

Qual o espaço entre as telas e o espelho?

DIA: 23/05/23

HORA: 19:30 às 24:30

LOCAL: Av. Getúlio Vargas 774/208 - Menino Deus/ POA - Instituto Ami

GRATUITO E CERTIFICADO

É com muita alegria que convidamos vocês para a reabertura do debatendo gente: atividade com a proposta de trazer temas relevantes a sociedade para serem discutidos. 

Aberta ao público, trazemos profissionais de diferentes áreas, para possibilitar um olhar transdisciplinar, com diferentes perspectivas. Assim promovendo um debate em que o público e encorajado e participar junto. 

Um encontro de Psicanálise, filosofia, cultura, e o mais importante: de gente.

O primeiro tema será sobre o lugar que as telas e a tecnologia vem ocupando nas nossas vidas. Quais impactos neurológicos, psíquicos, sociológicos. Vamos pensar juntos?

 

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Cursos de Verão: “TDAH: como o professor pode fazer a diferença”

Cursos de Verão: “TDAH: como o professor pode fazer a diferença”

Existem alguns caminhos que o professor pode trilhar para contribuir no processo de inclusão e aprendizado do aluno com TDAH no ambiente escolar. Para conhecer estes caminhos, vamos juntos neste curso, conhecer melhor as características deste transtorno, seus mitos e verdades e alguns recursos e estratégias para aplicar em sala de aula. Desta maneira, você professor, estará mais preparado e seguro para propiciar um bom desenvolvimento e aproveitamento escolar desses alunos.

Psicopedagoga Antônia Beatriz

Dias: 09, 16, 23 e 30 de Janeiro (Quintas)

Horário: 9h às 11h

 

 

Inscrições e Informações:

cursos@institutoami.com.br

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Cursos de verão: Filhos com TDAH – Como os pais podem auxiliar?

Cursos de verão: Filhos com TDAH – Como os pais podem auxiliar?

Lidar com uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em casa não é tarefa fácil. Existem vários aspectos envolvidos que os pais, familiares e cuidadores precisam entender para oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento saudável dessa criança ou adolescente. Com certeza você já conhece bastante sobre o TDAH e de que maneira ele vem influenciando a vida de seu filho, mas conhecer mais e compartilhar com especialistas e outras famílias, experiências, diferentes estratégias e manejos facilitará ainda mais o tratamento que envolve médicos, psicopedagogas, escola e outros profissionais. Desta forma, buscaremos neste curso, ampliar seus conhecimentos para que seu filho tenha uma vida com mais qualidade, tanto no âmbito social como acadêmico.

Psicopedagoga Antônia Beatriz

Dias: 06, 13, 20 e 27 de Janeiro (Segundas)

Horário: 19h30 às 21h30

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Cursos de Verão: “Adoção: mitos x realidade”

Cursos de Verão: “Adoção: mitos x realidade”

Piera Aulagnier diz que “Todos somos filhos adotivos de pais biológicos.”, pois é necessário o desejo de maternidade e paternidade para acolher este filho que chega na nova família. Então qual a diferença de um filho que chega para pais não biológicos? Para entender isso vamos estudar neste curso: Como ocorre o processo de adoção no Brasil. As subjetividades da adoção tradicional e tardia. Como se dá o processo de vinculação desta nova família. Quais são os desafios e os prazeres da adoção. Vamos juntos estudar sobre este tema tão importante na nossa sociedade.

Psicóloga Pâmela Ami

Dias: 10, 17, 24 e 31 de Janeiro (Sextas)

Horário: 15h às 17h

 

Inscrições e Informações:

cursos@institutoami.com.br

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Cursos de Verão: Nietzsche, como psicólogo

Cursos de Verão: Nietzsche, como psicólogo

Enquanto toda moral nobre nasce de um triunfante sim, dito a si mesmo, a moral dos escravos diz não, já de antemão, a um fora, a um outro, a um não eu. É esse não que constitui sua ação criadora. Nietzsche Genealogia da Moral

 

Estudar Nietzsche, enquanto referência à Psicologia, equipara-se a mergulhar na insanidade humana orientado à possível saudabilidade dos nossos Apolíneos e Dionisíacos. Todo Ser Humano é Sombra e Luz alternadamente construídos.

Sobre o curso:

Prof.: Me. Cedaior da Silveira
Dias: 8, 15, 22 e 29 de Janeiro (Quartas)
Horário: 19h às 21h30

Inscrições e Informações:
cursos@institutoami.com.br

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Cursos de Verão: Me formei, e agora? Iniciando a clínica…

Cursos de Verão: Me formei, e agora? Iniciando a clínica…

O início da vida profissional é permeado de expectativas e inseguranças… Como será sair do mundo acadêmico e entrar em contato com a experiência real? Muitas questões acabam não sendo aprendidas na universidade, mas que são necessárias para o início da clínica.

Com isso, esse curso traz temas como:

  • Para além do setting e contrato: Como é feito o contato inicial, como cobrar honorários, como os pacientes chegam?;
  • Aliança terapêutica: O que é necessário para ela ser estabelecida, como compreender a demanda do paciente…;
  • Resistências e Impasses: Quais são as dificuldades tanto do terapeuta, quanto dos pacientes;
  • Projeto Terapêutico: A construção deste através do vínculo.

Da teoria a prática, vamos construir juntos.

Psicóloga Pâmela Ami

Dias: 8, 15, 22 e 29 de Janeiro (Quartas)

Horário: 8h às 10h

Inscrições e Informações:
cursos@institutoami.com.br

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JOGOS DIGITAIS: Uma Reflexão Dialética

JOGOS DIGITAIS: Uma Reflexão Dialética

Jogos Eletrônicos: em evidência o Século dos Games

Até que ponto os games influenciam as nossas vidas?

O avanço tecnológico foi e vem sendo mola propulsora para que jogos eletrônicos se instalem como lugar comum para boa parte da população. Percebemos que muitos sujeitos se inserem no Século dos Games e vivenciam realidade e jogo como se fossem algo indivisível. Por vezes o desejo de entretenimento ou muitas vezes a solidão profunda são alguns dos fatores que conduzem ao mundo dos games. Quais são os valores perdidos ou que foram criados para que cada vez mais as pessoas utilizem os jogos eletrônicos? Por isso, para analisar a perspectiva de que o jogo tanto possibilita quanto desafia o ser humano, em suas dimensões que ultrapassam a perspectiva de um recepção consciente do ato de jogar, é que o Instituto Ami se propõe abordar essa temática para os mais diversos públicos que buscam pontos atuais a respeito dos quais fazer uma análise e um processo de compreensão. 
Compulsão: excessos de lazer ou excesso de fugas?

Participe da nossa edição de março do Debatendo gente: “Jogos Digitais: uma reflexão dialética”.

Inscreva-se: cursos@institutoami.com.br

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A Inclusão Na Sociedade Dos Esteriótipos

A Inclusão Na Sociedade Dos Esteriótipos

A muito se foi, aquele tempo, em que o novo, o ‘eu’ e o subjetivo ocupava lugar de destaque no desfile coeso das individualidades, onde a evolução e a harmonia desfilava com brilho e graciosidade sem atravessar o ‘samba enredo’ na avenida, os quesitos evolução, alegorias e adereços não perdiam a originalidade apesar da obrigatoriedade e regiamente distribuídos pelas mais diversas alas de cada Escola. As fantasias não tinham o caráter fraudulento, mas sim, a sobre pele da identidade do contexto do qual faziam parte, enquanto que o mestre-sala e a porta-bandeira representarem a identidade e o zelo por esta identidade, estes não exigiam dos demais membros da escola um comportamento único, mas apenas a alegria e responsabilidade dentro da grande folia chamada Sociedade.
Hoje, a subjetividade pede passagem para desfilar, com seu abre alas e comissão de frente, porém estas, mais parecem exércitos de orientais, de comportamento hostis, entoando palavras de ordem ressentidas, quase não se houve o samba enredo, mas sim, a cadência de cânticos de uma marcha épica, onde ninguém sai vitorioso, mas que todos lutam e muitos saem feridos.
O Instituto Ami, propõe na edição de reabertura do ano letivo do Debatendo Gente promover um diálogo compartilhado sobre o tema da Inclusão da Subjetividade Social, dentro da Sociedade Estereotipada da Ditadura do comportamento reativo.

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Desenvolvimento Do Conhecimento Lógico Matemático Na Ed. Infantil

Desenvolvimento Do Conhecimento Lógico Matemático Na Ed. Infantil

Este curso tem como objetivo debater a importância do desenvolvimento do conhecimento lógico matemático na Educação Infantil, destacando sua colaboração para promoção integral dos alunos, através de seu potencial integrador que possibilite à criança a construção do seu próprio conhecimento segundo o referencial Piagetiano, assim como ampliar a visão dos educadores sobre o currículo de Matemática na Educação Infantil.
Para isso, traremos as recomendações e orientações didáticas do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, embasamento teórico indispensável e atividades que promovam o raciocínio lógico matemático das crianças através da descoberta, tornando-as agentes de sua aprendizagem e desenvolvimento.
Inscrições através do e-mailcursos@institutoami.com.br

Investimento: R$120,00 (ou em 2x no cartão) com material didático e certificado

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Debatendo Gente: Gestão da Sala de Aula

Debatendo Gente: Gestão da Sala de Aula

Professor, como você se sente quando chega à sala e entra para dar sua aula? Confiante ou apreensivo? Quem leciona sabe que a tensão acontece quando, mesmo tendo nos preparado e planejado com carinho e dedicação nossa aula, ainda surgem dificuldades, imprevisto e situações inesperadas que impedem nossa atuação e planejamento, dificultando o processo de ensino-aprendizagem.

A “Gestão da Sala de Aula” precisa estar focada em dimensões que garantam uma aprendizagem significativa. Estas dimensões são o conhecimento, a organização da coletividade e o relacionamento interpessoal. Quanto mais conhecermos sobre estas dimensões mais capacitados estaremos para cumprirmos o nosso papel.

Para contribuir com prática docente o Instituto Ami abre este espaço para que juntos possamos pensar a gestão da sala de aula e assim criarmos as condições necessárias para que a função da escola aconteça.
Esperamos por você para mais este Debatendo Gente.

Inscreva-se em cursos@institutoami.com.br

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Finitude, espiritualidade e filosofia

Finitude, espiritualidade e filosofia

No nosso próximo Debatendo Gente pensaremos sobre as situações limítrofes entre a vida e a morte que, geralmente, remetem à uma reflexão a todos envolvidos, sobre o repensar do sentido da vida. Elas suscitam as mais variadas perspectivas de significações, sejam estes, céticos, religiosos, agnósticos ou materialistas, mas em alguma medida, uma reflexão frente ao “espelho” da existência e a estrada desconhecida, ou ainda a finitude do túmulo.
Então, qual o espaço entre o pujante e frágil fenômeno da vida e as concepções da filosofia, como a simpatia Nietzschiana pelo Budismo, e o ceticismo de Espinosa e sua concepção de Deus Natureza? Um debate sobre a concepções racionalistas, valoradas e transcendentes.

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